Dor na relação sexual?

A dor gênito-pélvica, antigamente denominada como dispareunia e vaginismo, vem atingindo cada vez mais mulheres sexualmente ativas e de qualquer faixa etária. 

Os relatos mais comuns são de dores e desconfortos, dificultando e até impossibilitando a penetração. Já ouvi relato de “Dra, acho que minha vagina fechou, parece que tem alguma coisa aí que não deixa o pênis entrar, já coloquei o dedo e entrou, mas o pênis não entra, dói muito…”

Algumas buscam atendimentos médicos, passam por vários exames de imagens e terminam ouvindo que os exames não apontaram a existência de nada, que é só tomar um vinho para relaxar e usar lubrificante. Isso é frustrante!!!!

Se há relatos de dor e desconfortos, independente de resultados de exames de imagens, a mulher precisa ser ouvida e encaminhada para um tratamento adequado. A fisioterapia pélvica é um dos tratamentos recomendados a mulheres que estejam apresentando dor gênito-pélvica.  

As causas são as mais variadas, algumas delas são as seguintes: 

  • estilo de vida: sedentarismo, atividade laboral, stress…; 
  • constipação crônica: esforços rotineiros para evacuar geram uma tensão na musculatura pélvica;
  • abusos ou traumas sofridos: nesses casos um acompanhamento multiprofissional se faz de extrema importância, na fisioterapia pélvica e com a psicologia;
  • patologias crônicas como a fibromialgia, endometriose.

Uma desmistificação se faz necessária neste momento: um assoalho pélvico tenso, rígido, não é um músculo forte, é um músculo disfuncional!

A tensão aumentada é em resposta a dor, nessa musculatura há trigger points, pontos dolorosos que a fisioterapia pélvica através de técnicas manuais, como a liberação miofascial, solta esses “nós” para alívio da dor. Só após a normalização do tònus muscular, que se dá o início do ganho de força e coordenação. 

Sexo satisfatório e com prazer é qualidade de vida!!!

Não se sinta frustrada, eu juntamente com a fisioterapia pélvica estamos aqui para lhe ajudar a ter qualidade de vida!!!!  

Venha ter qualidade de vida!!!

Faça Fisioterapia Pélvica!!!

Perder xixi não é normal.

Sentir dor não é normal.

Estou à disposição.

Laura Brites
Crefito 9/75255-F
(65) 99236-3414  

You Might Also Like

Leave a Reply